Digite uma palavra e selecione a área de interesse. Simples assim.

Conhecimento do Negócio (Mercado)

Portal > Orientação Empresarial > Conhecimento do Negócio (Mercado)

 

Você conhece alguém que esta há anos em uma mesma atividade, pouco prosperou e hoje se encontra perdendo clientes para outras empresas mais “modernas” no mesmo segmento, esse é o caso típico de pessoas que conhecem bem a atividade econômica que atua, mas não necessariamente conhece o mercado de atuação. Vejamos um exemplo fictício (não real, apenas para ilustrar) típico de um mecânico que trabalhou 10 anos em uma concessionária de veículos, sabe tudo de como montar e desmontar um carro, como concertar carros e mantê-los em perfeito funcionamento. Se esse mecânico decide investir em seu próprio negócio, há uma tendência dele achar que conhece bem o mercado de oficinas mecânicas, no entanto conhecer bem um determinado mercado não é somente conhecer da atividade em si, mas também conhecer sobre seus clientes, concorrentes e fornecedores. Vejamos alguns exemplos disso:


• Conhecer da atividade: Saber fazer bem da atividade, conhecer o “como fazer”, mesmo que não seja você quem vai por a “mão na massa”. Conhecer bem da atividade lhe proporciona a capacidade de avaliar se sua empresa esta produzindo ou comercializando produtos e serviços de boa qualidade, a um preço competitivo e para o público certo.


• Conhecer os clientes: Conhecer os clientes, suas preferências e seus hábitos de consumo de maneira a adotar ações eficazes para atraí-los até o seu estabelecimento, garantem a compra, a satisfação e a fidelidade.


• Conhecer os concorrentes: É importante analisar a concorrência e prever as suas ações. Uma dica é ir até seus concorrentes ou conversar com os seus clientes. Procure analisar preços, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade de produtos e serviços, localização, aparência, marca. O concorrente nos ensina muito, quais os seus pontos fortes que pode ser melhorado e implantado em sua empresa, ou quais os pontos fracos e defeitos que devemos evitar para que os seus clientes percebam que sua empresa é diferenciada em relação às demais.


• Conhecer os fornecedores: Como diz o ditado “quem compra bem, vende bem”, saber comprar não é necessariamente escolher o menor preço. Outros aspectos como variedade, prazo de entrega, qualidade dos produtos e serviços, garantia oferecida, dentre outros, são importantes fatores que determinam a escolha dos bons fornecedores para a sua empresa. Lembre-se, é preciso avaliar quais as melhores alternativas para sua empresa, por exemplo, ter exclusividade com um único fornecedor ou optar por ter mais de um fornecedor? Cada uma dessas alternativas tem suas vantagens e desvantagens.


Saiba Mais sobre o Assunto:







O que o SEBRAE tem a oferecer para ampliar seus conhecimentos:

O SEBRAE-RN dispõe de produtos e serviços especialmente criados para capacitar e orientar o empreendedor nos diversos temas citados acima. São palestras gerenciais, cursos (presenciais ou à distância), consultorias, orientações, bússola SEBRAE, Cadastro Empresarial – CEMP, dentre outras oportunidades de proporcionar informações para você e sua empresa. Saiba mais em Produtos e Serviços.

 

Voltar a inicial
Copyright © 1999-2011 SEBRAE-RN - Todos os direitos reservados